Blog do Curso de Húngaro da USP

Notícias, informações e avisos
9
out

III Conferência sobre a Presença Húngara no Brasil

A III Conferência sobre a Presença Húngara no Brasil continuou sua missão de resgatar a história dos imigrantes húngaros em território brasileiro. Para tanto, trouxe o testemunho de dois antigos locais onde os húngaros se estabeleceram em São Paulo a partir do começo do século XX: o bairro da Vila Anastácio, na capital, e a Colônia Árpádfalva, na distante e então inóspita Presidente Epitácio, no interior do estado.

O maestro Julio Medaglia também fez uma apresentação, em que relatou a importância que os mestres húngaros tiveram na formação da música erudita brasileira e o impacto do programa “Prelúdio” na atração de jovens músicos brasileiros para estudarem na Hungria. Falou-se ainda nesse evento da importância do método Kodály – o nome húngaro mais conhecido no ensino musical brasileiro – que foi apresentado através do relato de profissionais que difundem essa metodologia na formação de jovens músicos. Finalmente, houve um recital de música clássica com a participação de Estefan Iatcekiw, um dos finalistas do programa Prelúdio, da TV Cultura, da cantora lírica Raquel Paulin e do vencedor da versão húngara do programa, “Virtuózok” de 2014, o jovem pianista Misi Boros.

A presença húngara também foi lembrada na homenagem aos professores de origem húngara presentes em importantes universidades brasileiras. Por fim, houve um painel sobre as possibilidades de negócios entre Brasil e Hungria.

Para saber mais sobre esta edição do evento, visite o site da III CONFERÊNCIA SOBRE A PRESENÇA HÚNGARA NO BRASIL

Deixe uma mensagem